World Association of Newspapers and News Publishers


Globo aposta nos assinantes como financiadores do modelo de negócio digital

World News Publishing Focus

World News Publishing Focus
Your Guide to the Changing Media Landscape

Globo aposta nos assinantes como financiadores do modelo de negócio digital

As transformações digitais estão redefinindo a maneira como se produz jornalismo e a relação com os consumidores, por isso as marcas precisam renovar as estratégias comerciais e criar novos produtos jornalísticos que se adequem a essa realidade. É o que defende o diretor-geral de Mídia Impressa do Grupo Globo, Fred Kachar, que, durante a primeira conferência do Digital Media LATAM 2019, realizado pela WAN-IFRA, intitulada “As Transformações da Editora Globo", fez uma exposição a forma como o grupo está acompanhando a revolução digital e a maneira como o público consome conteúdos e serviços midiáticos hoje em dia. 

 "As receitas de assinatura digital são as que mais crescem entre os jornais do mundo. Hoje, as receitas do consumidor estão superando a dos anunciantes. Apostar em receita do consumidor como grande financiador desse modelo de negócio, no mundo impresso, pode representar uma barreira de custo e logística", afirmou Kachar.

O executivo destacou a importância de uma mudança de cultura midiática vinculada a uma estratégia que a represente. Segundo ele, primeiro deve-se entender que o mundo é digital e que não existe separação entre a tecnologia e a vida cotidiana. Por isso, os jornais precisam focar mais em dados concretos, desvinculando-se do “achismo”, ou seja, o ideal é colocar os fatos acima de uma criatividade abstrata. O objetivo é garantir uma relação baseada na credibilidade para com os leitores. Para a Editora Globo, apostar na confiança e nas preferências dos clientes, a partir de metas bem delineadas e ajustadas em função dos resultados, é a receita para o sucesso do grupo.

Texto: Igor Meireles / Fotos: Adriana Lorete

#Colabora realiza a cobertura dos painéis e conferências de Digital Media LATAM 

 "No mundo digital, temos ofertas personalizadas. A gente consegue, por ser uma empresa com muitas marcas, criar ofertas que agreguem as nossas diversas marcas e estabelecer preços específicos para tribos específicas e tratar isso de forma dinâmica", afirmou Kacher, ressaltando que não existe uma prateleira de preços definida no mundo digital, mas uma estratégia fluida e personalizada. 

 Uma das lições mais valiosas tomadas pela Editora Globo se baseia na ideia de que, no modelo de negócio digital, é necessário priorizar o engajamento, não apenas o alcance, como faziam os veículos impressos. Segundo Kachar, "O desafio não acaba no momento em que se vende assinatura". E para garantir a fidelidade dos leitores, ele conta que a Globo aderiu a dois sistemas de retenção: o paywall, que convida os leitores a se cadastrarem em função do número de matérias consumidas, e o exclusivo, que oferece matérias e colunas super premium, que já nascem fechadas, como de gastronomia, saúde e moda. Com esse modelo, é importante ter as metas definidas e ajustadas de acordo com o resultado do engajamento.

 Segundo Kachar, ter uma redação 100% por cento financiada por receita digital é um indicador para o futuro. Mas o fato de se levar consideração que a produção de hoje está orientada para o mundo digital não significaria negligenciar as edições impressas. Inclusive, ele aponta que alguns leitores preferem se informar sobre casos mais complexos e delicados pelo jornal físicos. "Enquanto houver demanda e sentido econômico, teremos o impresso", disse ele.

No debate posterior, com o CEO do Grupo Le Figaro, Jean-Luc Breysse, mediado pela vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, Kachar comentou os recentes ataques sofrido pelo Grupo Globo pelo presidente Jair Bolsonaro e integrantes do governo. “Vamos continuar focando em sermos equilibrados e buscar a verdade. Muitos integrantes do governo e até da oposição não entendem o papel fundamental do jornalismo para a democracia”, afirmou.

 

Author

Florencia González Guerra García's picture

Florencia González Guerra García

Date

2019-11-11 18:07

Author information


Este el blog de WAN-IFRA LATAM, la filial latinoamericana de WAN-IFRA.

Aquí encontrarás nuestras últimos artículos, entrevistas, resúmenes y coberturas de nuestros eventos. 

Para más información sobre WAN-IFRA LATAM, síganos en TwitterFacebook e Instagram o visite www.wan-ifra.org/LATAM


Este é o blog da WAN-IFRA LATAM, a subsidiária da WAN-IFRA na América Latina.

Aqui você vai encontrar os nossos mais recentes artigos, entrevistas, relatórios, resumos e cobertura dos nossos eventos.

Para mais informações sobre WAN-IFRA LATAM, visitar www.wan-ifra.org/LATAM ou siga-nos no Twitter, Facebook e Instagram.


This is the blog of WAN-IFRA LATAM, WAN-IFRA's subsidiary in Latin America.

Here you'll find our latest articles, interviews, reports, summaries and coverage of our events.

For more information about WAN-IFRA LATAM visit www.wan-ifra.org/LATAM, or follow us on Twitter, Facebook and Instagram.


© 2020 WAN-IFRA - World Association of News Publishers

Footer Navigation